O Projeto INCT Odisseia- Semiárido Brasileiro, cuja pesquisa do “Sítio São Francisco” ocorre no PA Jacaré Curituba- SE, tem fortalecido nova frente, relativa à atualização de dados físico-químicos do solo.
As ações têm sido desenvolvidas junto à UFS, com a equipe dos professores doutores Antenor Aguiar, Tadeu Lucas e Airon Silva.
Os solos do PA Jacaré Curituba, em geral, como em grande parte da Região Semiárida Brasileira, são de textura argilosa, pouco profundos, com presença de pedregulhos e possíveis afloramentos de rochas.
Diversos fatores naturais como: condições de clima e relevo, grau de intemperismo, entre outros, podem incidir na composição dos solos; porém as atividades humanas: tipos de manejo, usos e ocupação dos solos, e outros, podem resultar em alterações, como no caso da acidez, por exemplo, podendo ocasionar processos de salinização.
No PA Jacaré Curituba, há registros de diversas áreas de salinização. Inicialmente, projetado para implantação de fruticultura em escala empresarial, na década de 90, o PA passou a configurar área de assentamento da Reforma Agrária, exigindo replanejamento das atividades nos lotes e das técnicas e manejos usados pelos assentados. Neste sentido, uma série de fatores, como: usos inadequados da irrigação e de técnicas agropecuárias, atrelados a reduzido acesso à informação e à assistência técnica, entre outros, ocasionaram pontos de salinização em lotes do PA. (SANTOS, 2015).
As atuais coletas das amostras de solos, realizadas pela equipe do Projeto Odisseia SAB, em parceria com a Universidade Federal de Sergipe, foram feitas pelos pesquisadores Thadeu Ismerim e Victor França, em duas etapas de campo. A primeira, em novembro e a segunda, no mês de dezembro de 2022. As 32 amostras foram recolhidas, secas, destorroadas e encaminhadas ao Laboratório da Universidade Federal de Sergipe.
Figura 1. Coleta de solo para avalição do nível de salinização em áreas do PA Jacaré Curituba.
Fonte: Arquivos da Equipe do Projeto Odisseia SAB, 2022.
O objetivo da realização das coletas e análises de solos é identificar um conjunto de características físico-químicas que ocorre em solos das áreas das Agrovilas e posteriormente, correlacionar com aspectos naturais e práticas de uso e manejo dos solos, formas de governança, bem como a implementação de políticas públicas com vistas à adaptação às mudanças climáticas. Entre as políticas, a Assessoria Técnica Social e Ambiental à Reforma Agrária, por exemplo, é uma iniciativa relevante para entendimento das correlações com a questão da salinização.
No âmbito da Abordagem Nexus+, as condições de salinização dos solos, podem se correlacionar, diretamente, com as dinâmicas incidentes nos sistemas ecológicos e sociais, que impactam nas características das Seguranças Nexus+.
As amostras, coletadas nos pontos das Agrovilas, foram encaminhadas ao laboratório da UFS e terão resultados divulgados no início de 2023. Esses resultados integrarão a base de dados do Projeto Odisseia SAB e servirão para consolidação de análises da pesquisa, subsidiando as interpretações da equipe.
A amostragem foi realizada em pontos distribuídos na área do PA, sendo sete na Agrovila Samariva Daniel e São José, três na Braço Erguido e outras três na Nossa Senhora da Conceição. As amostras de solo foram coletadas em duas profundidades em cada ponto, 0 a 15 cm e 15 a 30 cm e posteriormente levadas ao laboratório de solo da UFS, onde estão sendo preparadas para análise. Além das áreas cultivadas no Perímetro Irrigado do PA, a amostragem abrangeu pontos de coleta em áreas de sequeiro, pastagem e fragmentos de vegetação nativa.
Figura 2. Vista de lote afetado com problemas de salinização do solo. Destaque para a presença de vegetação de “taboa”, espécie comumente encontrada em área salinizada.
Fonte: Arquivos da Equipe do Projeto Odisseia SAB, 2022.