Já pensou em participar de uma pesquisa em comunidade e saber como a ciência funciona por dentro?
Acredita que o conhecimento tradicional e o conhecimento científico podem conversar?
Se sim, que tal experimentar ser um(a) pesquisador(a) comunitário(a)?
A equipe do Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS), da Universidade de Brasília (UnB) busca um(a) (1) residente ou pessoa com vínculo habitual com o Assentamento Jacaré-Curituba para atuar como pesquisador(a) comunitário(a) no projeto INCT-Odisseia: Observatório das Dinâmicas Socioambientais (https://odisseia.unb.br). O objetivo do projeto é entender junto com as comunidades locais como as mudanças socioambientais se relacionam com o cotidiano da agricultura familiar.
O(A) bolsista será contratado(a) para atuar como ponto focal local do projeto, colaborando nas diferentes etapas da pesquisa e apoiando as atividades de campo (mais detalhes, veja a chamada da bolsa). Além de uma bolsa remunerada, o(a) pesquisador(a) receberá um certificado de participação em projeto de pesquisa como pesquisador(a) colaborador(a) e participará de atividades de capacitação em seminários e oficinas como membro da equipe.
A chamada para bolsistas está aberta a qualquer pessoa com formação técnica profissionalizante ou superior (graduação/pós-graduação), que seja morador(a) da comunidade do Jacaré-Curituba ou tenha vínculo habitual com o assentamento.
A seleção será feita em duas etapas. A primeira consistirá de análise do currículo do(a) candidato(a) e de uma carta, escrita pelo candidato(a), contando sua história com o assentamento e a motivação em participar da equipe. A segunda etapa consistirá na realização de uma entrevista, com aqueles(as) candidatos(as) pré-selecionados(as) na etapa anterior. Serão considerados como critérios de seleção: i) a experiência com a agricultura familiar e ii) a formação escolar/profissional do(a) candidato(a).
Venha conosco e vamos pensar juntos: comunidade e universidade! Inscreva-se já!
O que você precisa fazer e saber para participar?
- Leia os critérios de seleção, termos da bolsa e atribuições do(a) bolsista(a).
- Após verificar se você cumpre os critérios da seleção, envie seu currículo e uma breve carta explicando sua história no assentamento Jacaré-Curituba ao e-mail odisseiainct@gmail.com.
- A carta deve ser sucinta (máximo 2 páginas), explicando de forma simples sobre você e sobre sua história no assentamento e motivação em participar da equipe. Não há certo, nem errado. Queremos apenas saber de você.
- Prazo para envio do currículo e carta: até o dia 30/04/2021.
Qualquer dúvida, não hesite em nos perguntar odisseiainct@gmail.com,
Mais informações sobre o projeto https://odisseia.unb.br