Como parte da estratégia de divulgação e debate sobre os resultados da pesquisa Odisseia no sítio de Santarém, a equipe Odisseia Santarém participou, no dia 17.08.21, de uma reunião extraordinária do Fórum Permanente de Combate Aos Impactos Causados Pelos Agrotóxicos do Baixo Amazonas. Esse Fórum é coordenado pelo Ministério Público Estadual do Pará com secretaria dos Sindicato de Trabalhadores (as) e Agricultores (as) familiares (STTR) de Santarém. Esse espaço também conta com representações governamentais dos municípios de Santarém, Mojuí e Belterra, do estado do Pará e da União e de organizações da sociedade civil.
Os objetivos dessa reunião foram: apresentar os resultados relativos aos agrotóxicos frutos da coleta de dados do Projeto Odisseia realizado em parceria com os STTRs de Santarém, Mojuí dos Campos e Belterra; definir como os dados de Odisseia podem subsidiar ações do Fórum; mapear outros espaços de discussão onde divulgar os resultados da pesquisa e contribuir com a construção de propostas de ação; e identificar estratégias para fortalecer as iniciativas de pesquisa existentes no território. Essa reunião contou com a participação de cerca de 27 pessoas de diversas instituições locais públicas e da sociedade civil. Além da apresentação dos resultados da pesquisa, também houve conversas em grupos para levantar possibilidades de ações para se atingir os objetivos propostos. Como encaminhamento foi marcado uma nova reunião do Fórum para o dia 31.08. 21 para estabelecer prioridades e planejar as ações levantadas.
A reunião do dia 31.08.21 contou com a participação de 17 pessoas também de diferentes instituições públicas e da sociedade civil. Nessa reunião foram elencadas algumas ações cujos resultados da pesquisa Odisseia poderão subsidiar, para acontecerem nesse e no ano que vem, em 2022, como por exemplo: a realização no âmbito da semana dos agrotóxicos de um evento online aberto para a apresentação de resultados da pesquisa Odisseia e outras pesquisas relevantes sobre os impactos dos agrotóxicos; criação de um grupo intersetorial de estudos sobre um zoneamento de áreas livres de agrotóxicos e fomento da agroecologia na região; apresentar os resultados da pesquisa Odisseia nas comunidades rurais; planejar a integração da problemática dos agrotóxicos nas aulas, materiais didáticos e nos Projetos Político Pedagógicos (PPP) das escolas.