O Sítio São Francisco concentra suas atividades no Bioma Caatinga, por meio do estudo de caso no Projeto de Assentamento Jacaré-Curituba (PA/JC), localizado no território da cidadania do Alto Sertão Sergipano. O PA/JC abrange áreas dos municípios de Canindé do São Francisco e Poço Redondo, situados na parte noroeste do estado de Sergipe (Figura 1). Esse estudo reúne uma equipe transdisciplinar de pesquisadores e estudantes de diversos campos acadêmicos, com o envolvimento de agentes locais de pesquisa do próprio assentamento. A abordagem NEXUS+ e a coconstrução do conhecimento fundamentam esse estudo e permitem uma compreensão mais aprofundada das dinâmicas socioambientais do território.
Durante todo o ano de 2021, a equipe vem consolidando os fundamentos teóricos e analíticos que norteiam a pesquisa, e que incluem, principalmente: métodos mistos de levantamento e análise de dados primários e secundários coletados sobre o assentamento; e a implementação de abordagens, entre elas, a gestão do conhecimento, a análise de redes sociais e a cartografia social. São realizadas oficinas semanais de aproximação metodológica, bem como de alinhamento teórico e conceitual que, eventualmente, conta com a participação de pesquisadores de outros sítios de pesquisa do INCT-ODISSEIA. É o caso da colaboração estabelecida com o professor Henrique Llacer Roig, do Departamento de Geologia Geral e Aplicada, do Instituto de Geociências da Universidade de Brasília (IG-UnB). Essa parceria oportunizou, no mês de outubro, a vinculação de um novo bolsista de estágio pós-doutoral, o geógrafo Elton Souza Oliveira, que vem acompanhando a equipe e oferecendo apoio para o georreferenciamento dos dados coletados do assentamento. A colaboração já trouxe resultados importantes, como a espacialização da área de pesquisa e dos principais pontos de interesse (divisão do assentamento, a identificação de edificações, hidrografia, estruturas de irrigação, uso da terra, entre outros), conforme apresentado na Figura 1.
As oficinas semanais de aproximação metodológica também vêm gerando resultados valiosos, por meio da consolidação dos diversos modelos analíticos propostos e por conta do exercício permanente de integração das grandes questões que perpassam o território de estudo. Os principais resultados desse processo se concretizam com: i. o desenvolvimento de um robusto banco de dados, a partir do GeoLab Caatinga, que em breve será disponibilizado ao público para consultas nas plataformas do projeto; e ii. a elaboração de uma matriz integrada com as diversas variáveis a serem incorporadas nos instrumentos de coleta de dados, que serão aplicados nas duas expedições de campo previstas para o ano de 2022. Esse conjunto de informações, sistematizado pela matriz de integração, visa definir indicadores de segurança hídrica, alimentar, energética e territorial/estrutura fundiária do assentamento, para monitoramento, por meio do Observatório INCT-ODISSEIA. Todas essas atividades e resultados buscam alcançar o principal objetivo do Sítio São Francisco: compreender as dinâmicas socioambientais e os mecanismos de respostas adaptativas acionados pelos moradores, para enfrentar a complexidade das principais questões do Projeto de Assentamento Jacaré-Curituba.
Para mais informações, entrar em contato com Daniela Nogueira (Coordenação do Sítio São Francisco).