Nos dias 8 e 9 de novembro de 2023 ocorreu, na sede do Centro Xingó, em Piranhas- AL, o 10º Seminário Internacional de Convivência com o Semiárido. Posteriormente, nos dias 10 a 17 de novembro, foi realizado o Curso: “Nexus+ na Convivência com o Semiárido: integração de soluções de Segurança Energética, Hídrica, Alimentar e Socioambiental”, organizado pelo INCT Odisseia e UnIABS. O Seminário ocorre anualmente, sob a coordenação do Centro Xingó, IABS- Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade e UNIABS, em conjunto com as organizações que integram o Comitê Gestor do Centro Xingó, dentre elas: CODEVASF, SEAGRI, Governo do Estado de AL, EMBRAPA, IICA, CHESF, Prefeitura de Piranhas, Instituto Federal de Alagoas, SENAR, SEBRAE e EMATER. A temática do Seminário refere-se às ações que os diversos atores, da região e de outros contextos semelhantes, vem realizando para uma convivência sustentável com o bioma Caatinga. Neste sentido, além dos debates e exposições de painéis científicos, foram apresentadas experiências que vem sendo desenvolvidas em diversas localidades.
Foto 1: Marcel Bursztyn, Daniela Nogueira; Tadeu Assad; Juliana Dalboni e José Antonio Marengo.
Estiveram presentes Marcel Bursztyn, coordenador-geral do INCT Odisseia; Juliana Dalboni, coordenadora-executiva; Daniela Nogueira, coordenadora do Sítio São Francisco e José Antonio Marengo Orsini, do CEMADEN- Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais/MCTI, coordenado-geral do INCT Mudanças Climáticas. José Marengo que se dedica há anos ao estudo dos efeitos das mudanças climáticas, referência mundial nos estudos climatológicos, reforçou a necessidade de que o debate seja levado a todos os setores e níveis da sociedade. Alexandre Pires, da Secretaria Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais e Desenvolvimento Rural Sustentável participou, de forma virtual, trazendo o olhar sobre a necessidade de se recriar espaços de governança em temas como: “combate à desertificação”, ações de recuperação ambiental, visando a restauração de serviços ecossistêmicos, entre outros. Representantes do SEBRAE, do Banco do Nordeste, da CODEVASF e da Associação Comunitária dos Criadores de Camarão de Icapuí-CE, também realizaram apresentações sobre suas ações, no âmbito da convivência com o Semiárido.
O Curso sobre o Nexus+ na convivência com o Semiárido trouxe um rico conteúdo, com temas conectados com a realidade local e possibilidades de fortalecimento e construção de ações e pesquisas adaptadas ao contexto da seca, contando também com a presença do professor Diego Lindoso, coordenador do bioma Cerrado pelo INCT Odisseia As aulas teóricas abordaram a utilização da metodologia Nexus+ no Semiárido, a partir da integração de soluções das Seguranças: Energética, Hídrica, Alimentar e Socioambiental. A visita ao PA Jacaré Curituba- SE, local da pesquisa do Sítio São Francisco e a posterior capacitação sobre energia solar fotovoltaica, com instalação de painéis solares na “ Casa Sertaneja” do Centro Xingó, integraram a parte prática do curso. Por meio do Projeto “LabSolar”, a ideia é implantar unidades piloto de protótipos dos equipamentos voltados à energia fotovoltaica, em locais como o Centro Xingó e espaços do PA Jacaré Curituba, a fim de analisar a contribuição do aumento da segurança energética para outras seguranças.
Fotos 2 e 3: Curso sobre aplicação do Nexus+ no Semiárido.
Durante a realização dessas atividades, esteve em campo a equipe de filmagem cujo objetivo foi captar imagens e informações para o documentário do Projeto INCT sobre a pesquisa no bioma Caatinga. Sendo também realizada uma oficina de filmagem com celular para os alunos da Escola Zumbi dos Palmares, importante espaço de formação do assentamento.
Foto 4: Oficina de filmagem com celular para os alunos da Escola Zumbi dos Palmares, Assentamento Jacaré Curituba – Sergipe.