O INCT Odisseia (Observatório das Dinâmicas Socioambientais), juntamente com a
Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS) realizaram nesta terça-feira, 28 de maio, o Seminário Diálogos Institucionais sobre o Desenvolvimento Sustentável em Projetos Públicos de Irrigação.
O evento contou com participação de atores chave da agenda de irrigação e teve como ponto de partida reuniões prévias de alinhamento. Dentre os participantes estão representantes do MDA, INCRA e MIDR e também professores e pesquisadores das Universidades Federais de Sergipe e Alagoas e também da Universidade de Brasília.
O objetivo foi discutir os desafios e perspectivas de desenvolvimento sustentável em projetos públicos de irrigação de interesse social e difundir estratégias e casos de sucesso na agricultura irrigada, além de apresentar o LabSolar+ e o uso da energia solar em comunidades rurais integrado a sistemas de captação de água e produção de alimentos como estratégia de adaptação mediante o aumento das seguranças energética, hídrica, alimentar e ambiental.
Ao final do seminário, foi discutida e elaborada a Carta de Aracajú com propostas para alavancar o desenvolvimento sustentável em projetos de irrigação de interesse social.
Prestigiaram também o evento a Casa Civil e a Embrapa Semiárido.