Entre os dias 25 a 29 de maio de 2024, a equipe do Sítio São Francisco realizou mais uma nova fase de campo, com atividades no PA Jacaré Curituba e em Aracajú- Sergipe, com o objetivo de avançar em várias frentes do Projeto. Sob a coordenação de Daniela Nogueira e Juliana Dalboni, a equipe de campo contou com o apoio de pesquisadores locais e de Brasília.
- Capacitação- Lab Solar/INCT Odisseia SAB/ICS/IABS/Rede Clima/UnB- CDS
O uso da energia fotovoltaica, visando a autonomia energética das famílias e o fortalecimento das iniciativas produtivas, com agregação de valor aos produtos, são objetivos, da iniciativa piloto do “LabSolar” no Assentamento Jacaré Curituba-SE. As famílias selecionadas foram capacitadas quanto ao uso e manutenção dos equipamentos e sobre o registro dos dados, usando a “caderneta de campo”, desenvolvida pela equipe do projeto. Posteriormente, foram instalados os equipamentos nas primeiras residências das famílias selecionadas. Alcione Santiago, uma das pesquisadoras desta frente, coletou informações mais detalhadas junto às mulheres protagonistas das propostas selecionadas; como resultado, cada família terá um “Plano de Desenvolvimento da Unidade Familiar”.
Foto 1. Coordenadoras do INCT Odisseia em capacitação junto aos moradores do PA Jacaré Curituba.
Fonte: Projeto INCT Odisseia SAB, 2024.
Nas palavras de Daniela Nogueira, coordenadora do Sítio São Francisco: “O LabSolar não é ‘apenas’ um projeto de doação de equipamentos de energia solar. A iniciativa visa à autonomia, geração de renda e aumento do bem-estar das famílias assentadas e tem no Nexus+ o arcabouço teórico-metodológico a partir do qual foram construídos diversos instrumento de análise assim como propostas de integração para o aumento da segurança energética, hídrica, alimentar e socioambiental visando o aumento da capacidade adaptativa das comunidades em situação de vulnerabilidade socioambiental”.
As ferramentas utilizadas nas capacitações das famílias selecionadas no LabSolar têm sido diversas: são mapas elaborados, a partir dos resultados da pesquisa; “Fazendo o Nexus+”, jogo de aprendizagem, maquetes, etc. A maquete LABSolar traz a integração dos equipamentos fotovoltaicos com o sistema hídrico, foi desenvolvida pelos pesquisadores Nelson Bernal e Wesly Jean e o jogo, construído pela pesquisadora Guadalupe Sátiro, ambos proporcionam novas formas de ensino-aprendizagem e experiências mais profundas sobre as conexões entre as diversas seguranças Nexus+. Por meio de dinâmicas, como o Café Sertanejo, os participantes receberam as orientações para uso e manutenção dos sistemas e deram mais um passo em direção à Transição Energética Justa, Popular e Inclusiva (TEJIP). Além da parceria com o Instituto Clima e Sociedade (ICS), a iniciativa conta com o apoio do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade
Fotos 2 e 3. Mulheres selecionadas no “LabSolar”, jogando o “ Fazendo o Nexus+”. Foto 3. Maquete do equipamento fotovoltaico integrado a um sistema amplo, em um quintal produtivo de unidade familiar.
Fonte: Projeto INCT Odisseia SAB, 2024.
Fortalecimento de parcerias com instituições locais:
A segunda etapa do trabalho de campo, realizada na sede da CODEVASF, em Aracaju, contou com reunião de restituição do Projeto à CODEVASF e fortalecimento de ações comuns com a instituição, para os assentamentos irrigados. No dia seguinte à reunião, ocorreu o Seminário “Diálogos Institucionais: desafios e perspectivas do Desenvolvimento Sustentável de Perímetros Públicos de Interesse Social, que contou com a presença das coordenadoras do Projeto: Daniela Nogueira e Juliana Dalboni, os pesquisadores da UnB: Nelson Davalos, Alcione Santiago e Elton Oliveira, além das pesquisadoras locais: Roseli Santos e Josevane Fernandes; no evento, representantes de Ministérios e instituições como o MDA, Casa Civil, INCRA, IABS etc. debateram as estratégias para fortalecimento e autonomia dos assentamentos irrigados de interesse social e ao final, assinaram uma Carta de Intenções (“Carta de Aracaju”), onde as instituições se comprometeram a maximizar esforços direcionados a esses tipos de assentamentos, voltados ao interesse de agricultores familiares.
Fotos 4, 5 e 6. “Diálogos Institucionais: desafios e perspectivas de desenvolvimento sustentável em projetos de irrigação de interesse social”
Fonte: Projeto INCT Odisseia SAB, 2024.