O Projeto INCT Odisseia Semiárido Brasileiro, que tem no Projeto de Assentamento (PA) Jacaré Curituba- SE, o desenvolvimento das pesquisas do Sítio São Francisco, tem tido ações no sentido de consolidar uma vasta diversidade de atividades, cujo fundamento teórico metodológico se alicerça na abordagem Nexus+. As interações socioecológicas, de um complexo sistema, que envolve os três elementos básicos da abordagem Nexus tradicional: Seguranças Hídrica, Alimentar e Energética, ganha incremento, não somente teórico, mas também da práxis, diante das necessidades urgentes de se entender as vulnerabilidades e adaptações das populações, mediante as mudanças relacionadas ao clima, no caso do PA Jacaré Curituba, com a participação de moradores e parceiros.
Transitar nesse caminho, dos fundamentos e concepções teóricas e também, em direção às demandas e percepções trazidas pelas populações inseridas no contexto estudado, tem sido um intenso desafio, mas que traz resultados concretos, como também, o incremento e aprofundamento das bases teórico-metodológicas. Um dos resultados, é a construção coletiva da Matriz Nexus+ do Projeto Odisseia SAB”.
Construção da Matriz Nexus+ do Projeto Odisseia SAB e desdobramentos
A construção da Matriz Nexus+, sintetiza e orienta as reflexões, consensos, definições e metodologias construídas, coletivamente. Fundamentada no modelo conceitual Nexus+, foi um importante passo do Projeto Odisseia SAB. Mais que isso, tem subsidiado, também, tomadas de decisões, estabelecimento de variáveis e critérios de análises, entre outros elementos da pesquisa.
A Matriz Nexus+ parte do entendimento das Seguranças Hídrica, Energética, Alimentar e Socioecológica, de uma maneira mais ampla, construindo um modelo analítico a partir das conexões, sinergias e conflitos existente entre essas dimensões, sob o ponto de vista das disponibilidades de serviços ecossistêmicos de provisão: água, energia e alimento, mas também, busca realizar uma análise sobre a gestão e uso destes, em uma escala territorial, no PA. Neste sentido, integrada à Segurança Socioecológica e complementar às demais, surge a Segurança Fundiária, no contexto, incorporada à Matriz Nexus+ do Projeto Odisseia SAB.
Figura 1. Recorte de parte da Matriz Nexus+ construída pela Equipe do Projeto Odisseia SAB.
Fonte: Equipe Projeto INCT Odisseia SAB, 2022.
A Matriz Nexus+ avança, conforme as fases da pesquisa, fundamentada na coconstrução do conhecimento, norteando a elaboração das perguntas que integraram questionários da pesquisa, aplicados junto aos moradores do PA Jacaré Curituba, inicialmente, em 04 Agrovilas Pilotos.
Algumas etapas que avançaram a partir da construção da Matriz:
- Elaboração da “Matriz Espelho Nexus+ do Projeto Odisseia SAB”, que reflete a percepção dos pesquisadores bem como alinhamento sobre cada Segurança, além de registrar, o resultado de revisão de literatura e aprofundamento dos conceitos e termos adotados na pesquisa;
- Estabelecimento dos parâmetros de quantidade, qualidade, regularidade e capacidade adaptativa, referente a cada Segurança.
- Registro dos avanços dos Grupos de Trabalho referentes às Seguranças, tratando dos aspectos mais gerais, em contextos mais amplos, mas também, no contexto específico do PA Jacaré Curituba;
- Delimitação espacial da área de aplicação dos questionários;
- Estabelecimento do recorte da pesquisa em Unidades Familiares (área dos lotes de moradia e de produção) e seleção de categorias de assentados prioritários para serem entrevistados.
- Coconstrução de questionários (1 e 2) e avaliação das condições de aplicabilidade, por meio da realização de Pré-testes; o diálogo entre teoria e prática, voltadas ao entendimento das capacidades e vulnerabilidades do PA Jacaré Curituba, vem sendo aprimorado por meio da coconstrução das ferramentas de pesquisa, como também, com a realização dos testes anteriores ao campo.
- Preparação da equipe para aplicação dos questionários em campo: além da finalização dos dois modelos de questionários aplicados, sendo um voltado para o entendimento das Seguranças e o outro, relativo às políticas públicas que incidem no território.
- Preparação das oficinas de campo com moradores das agrovilas.
Figura 2. Oficinas no PA Jacaré Curituba-SE: preparação e fundamentos amparados pela “Matriz Nexus+
Fonte: Equipe Projeto INCT Odisseia SAB, 2022.
- Preparação da equipe e atividades em campo para coleta de dados sobre a Cartografia Social, entre outras.
- Registro, compilação de resultados de campo e início das análises, correlacionando as informações obtidas nos questionários, na Cartografia Social etc., para as características que incidem no PA e as capacidades de resiliência frente às mudanças climáticas.
A partir dos resultados da primeira etapa, a equipe vem consolidando e começando a sistematizar os dados e se preparando para novas etapas.