O Projeto INCT Odisseia Semiárido Brasileiro- SAB, que tem sua área de pesquisa o Assentamento- PA Jacaré Curituba, em Sergipe, por meio de seus diversos eixos de atuação, tem buscado contribuir com questões que fortaleçam o território, diminuindo as possíveis vulnerabilidades do sistema socioecológico estudado.
Dentre as Seguranças que integram a Abordagem Nexus+ (Araujo et al, 2019), a Segurança Energética tem sido um dos focos da pesquisa. Após as primeiras análises dos resultados das atividades de campo, ocorridas em 2022, os pesquisadores do tema, dentro do projeto: Wesly Jean, Nelson Bernal e a coordenadora do “Sítio São Francisco”, Daniela Nogueira, tem interagido em diversos espaços onde estratégias para Transição Energética Justa, Inclusiva e Popular tem sido construídas, fortalecendo, assim, as iniciativas também, do próprio Projeto Odisseia no Semiárido. A aproximação com instituições parceiras, como: o ICS- Instituto Clima e Sociedade, a participação em eventos, seminários e outros, tem sido constantes, além das ações in loco, no PA Jacaré Curituba, junto aos moradores locais, para construção de estratégias conjuntas. A participação no evento da Frente Parlamentar em Defesa do Nordeste, onde o assunto foi pauta, em meses anteriores, contou com a presença de especialistas, representantes de diversas instituições, senadores e deputados etc., como também, teve a presença dos pesquisadores do Projeto Odisseia SAB.
Foto 1. Evento da Frente Parlamentar em Defesa do Nordeste, onde evento sobre o tema teve a presença, também, de pesquisadores do Projeto INCT Odisseia SAB.
Fonte: Arquivo Projeto Odisseia SAB, 2023.
A temática também será um dos pilares da Conferência das Partes (COP- 28, da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima- UNFCCC), que ocorrerá em Dubai, em final de novembro e primeiras semana de dezembro de 2023.