Foto: Luciana Pires. Setembro, 2023.
Durante a 23ª Edição da Semana Universitária da Universidade de Brasília (UnB), os membros do Projeto INCT Odisseia tiveram a oportunidade de apresentar os resultados de suas pesquisas para a comunidade acadêmica.
Entre os dias 25 e 27 de setembro, pesquisadores e bolsistas do Projeto INCT Odisseia reuniram-se no Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS/UNB) para um evento no formato híbrido, não apenas dialogar sobre os frutos de suas pesquisas, mas também planejar as ações futuras e o legado que o Projeto deixará para a sociedade caso chegue ao fim em novembro de 2024. Dentre as apostas estão a publicação de artigos que já estão em desenvolvimento em cada Sítio e Lote de Projeto, bem como a comunicação dos resultados obtidos para os diferentes atores locais e políticos envolvidos na pesquisa.
Foto: Oficina de planejamento. Luciana Pires. Setembro, 2023.
O Evento de Socialização teve as boas-vindas dada pelo coordenador do projeto, professor Marcel Bursztyn. Em seguida, começou oficialmente de forma enternecedora com a Roda de Conversa: “As Mulheres na pesquisa”, ressaltando a temática da semana universitária – O Futuro é Feminino. Os depoimentos inspiradores de Daniela Nogueira (pesquisadora e coordenadora do Sítio São Francisco / CDS/UnB), Danielle Wagner (pesquisadora e coordenadora do Sitio Santarém / UFOPA), Mariana Piva (pesquisadora do Sítio Santarém), Roseli Jesus (pesquisadora local do Sítio São Francisco / moradora do Assentamento Jacaré Curituba) e Guadalupe Sátiro (pesquisadora do Sítio São Francisco / CDS/UnB), confirmaram o potencial das mulheres em ocuparem seus lugares de direito, seja na pesquisa, na liderança, e onde mais quiserem, mesmo em meio a tantos desafios que ainda existem. O diálogo, moderado pela pesquisadora Juliana Dalboni, também contou com a participação dos estudantes de graduação e pós-graduação da UnB.
Foto: Roda de Conversa: As mulheres na pesquisa. Luciana Pires. Setembro, 2023
A programação continuou nos dias 26 e 27 com a contextualização das pesquisas realizadas em cada sítio e lote do Projeto, bem como os resultados e perspectivas a serem alcançadas, dentre elas a instalação de protótipos de energia solar no âmbito do Projeto INCT Odisseia Semiárido Brasileiro; aprimoramento e atualização dos dados da Plataforma para uma melhor experiência dos usuários; promoção da apropriação de conhecimento por meio de oficinas e ferramentas de comunicação para acelerar a disseminação dos resultados do Observatório de Dinâmica Socioambientais; e a compreensão do impacto do uso da transdisciplinaridade no Projeto para solucionar problemas complexos, fortalecer a capacidade adaptativa e construir soluções sustentáveis.
O evento foi encerrado com a visita da equipe ao Centro de Formação Gabriela Monteiro do MST, um dos locais de pesquisa do Sítio Cerrado, coordenado pelo pesquisador Diego Lindoso (CDS/UnB), localizado em Brazlândia, Distrito Federal.
Foto: Centro de Formação Gabriela Monteiro. Paula Castanho. Setembro, 2023.
Foto: Equipe do INCT Odisseia e membros do Centro de Formação Gabriela Monteiro. Nelson Bernal. Setembro, 2023.