O projeto ODYSSEA é financiado pela Comissão Europeia através da ação MSCA RISE no âmbito do programa Horizonte 2020, apoiando financeiramente a mobilidade de pesquisadores europeus para o Brasil, a rede é formada por cerca de 35 projetos de pesquisa de cooperação bilateral entre Europa e o Brasil e tem o a duração de quatro anos. Ele reúne várias redes brasileiras e internacionais para responder da melhor maneira aos desafios do desenvolvimento sustentável a fim de apoiar políticas públicas e organizações sociais, de saúde e meio ambiente na Amazônia.

Objetivos & Resultados Esperados

Promover políticas públicas para adaptações sustentáveis na Amazônia.

Objetivos do Odyssea – Onde queremos chegar

  • Avaliar e explorar diferentes estratégias de adaptação com atores locais, em relação aos seus impactos sobre o meio ambiente, a vulnerabilidade das famílias e de saúde;

  • Construir cenários prospectivos e identificar como as políticas públicas podem promover adaptações mais sustentáveis às novas condições.

Rumo a um Observatório

A partir da síntese dos projetos componentes, nosso objetivo é propor uma metodologia interdisciplinar e ferramentas inovadoras para monitorar as dinâmicas das interações entre sociedades amazônicas e o meio ambiente, para avaliar a vulnerabilidade das populações locais às mudanças ambientais e entender como diferentes modos de governança permitem reforçar suas adaptações. O observatório servirá como base para o desenvolvimento de políticas que integram dimensões sociais, ambientais, econômicas e de saúde.

Fomentar aprendizagem social

Colocar a sociedade na arena do processo de construção do observatório:

  • Engajar os atores da sociedade civil e tomadores de decisão na pesquisa para favorecer o avanço de seus objetivos e compromisso com questões de desenvolvimento sustentável.

  • Promover a aprendizagem entre pesquisadores, tomadores de decisão e instituições civis por meio de escolas de verão e trabalhos de campo comuns

Propor uma plataforma de colaboração para compartilhar dados, ferramentas e modelos de simulação para a co-construção de cenários.

Questões-Chave

  • Como mudam as condições ambientais e climáticas?
  • Como as populações suas práticas se adaptam a essas mudanças?
  • Como imaginam os atores locais suas adaptações às mudanças esperadas?
  • Essas adaptações podem reduzir a vulnerabilidade das populações e o seu impacto ambiental?
  • Como a governança poder promover adaptações a essas mudanças?